Nossa História

Somos uma vinícola familiar com tradição de produção de vinhos no Brasil há 5 gerações

Conheça nossa trajetória

1878

Antônio Viapiana, com 10 anos, parte da cidade de Mantova, região da Lombardia na Itália, e chega ao Rio de Janeiro dirigindo-se à Colônia Caxias, hoje Flores da Cunha.

1920

Antônio Viapiana sentado, orgulhoso com o vinho produzido artesanalmente a partir dos vinhedos por ele plantados no interior de Flores da Cunha, exatamente no local onde hoje está instalada a nossa vinícola. Nosso município fica na Serra Gaúcha, na região nordeste do Rio Grande do Sul.

1925

Em 1925, como comemoração ao cinquentenário da imigração italiana no Brasil, o Consulado Italiano de Porto Alegre promoveu uma feira agroindustrial com exposição e concurso entre vinhos produzidos por imigrantes italianos no Brasil. O certificado com medalha de prata é a primeira premiação conquistada por nossa família e pode ser visto na Cave de História, durante visita à nossa vinícola.

1986

A paixão pela produção de uvas e vinhos foi passada de filho para filho, sempre em formato artesanal, até que, em 1986, a Vinícola Viapiana foi construída e a nossa primeira safra foi vinificada. A vinícola sempre esteve instalada no mesmo local mas no início de nossa história todos os nossos tanques eram de madeira de lei.

1993

Com aumento da produção, a estrutura inaugurada em 1986 ficou pequena e a planta da vinícola foi ampliada.

1999

Registro de rótulo do 1º vinho fino elaborado.
Cabernet Sauvignon 1999.

2005

Elaboração do VIA1986 Cabernet Sauvignon 2005, um vinho que nos trouxe diversas premiações e mudou a nossa visão de futuro. Percebendo nosso potencial em produzir vinhos diferenciados e alta qualidade, iniciamos nossa busca constante por vinhos de excelência.

2007

A reforma da fachada foi o nosso passo inicial na busca pelo Enoturismo.

2009

Inauguração do Enoespaço, um espaço que contempla Wine Bar, Sala de Cursos, Restaurante para Eventos e nossa Boutique. Foi também neste ano que lançamos o nosso primeiro Marselan, uma uva pouco conhecida até então mas que se tornou nossa marca registrada nos vinhos tintos.

2010

Construção da Cave de Barricas

2012

Elaboração de espumantes pelo método tradicional, também chamado de champenoise, que confere aos espumantes características únicas devido ao contato prolongado com as leveduras, após a segunda fermentação.

2016

Inauguração da cave de história que liga exemplares de todos os vinhos já lançados pela vinícola. Degustamos periodicamente para acompanhar a evolução de cada variedade buscando melhorias contínuas.